LÉSBICAS E CINEMA: COMO A 7ª ARTE CONSTRÓI AS RELAÇÕES HOMOAFETIVAS ENTRE MULHERES

Autores

  • Mailly Miani Nomura de Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Luis Gustavo da Conceição Galego Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) http://orcid.org/0000-0002-6081-2700

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar semióticamente três obras cinematográficas, de diferentes nacionalidades, com a temática homossexualidade feminina e verificar como as personagens eram retratadas. O primeiro filme analisado foi o espanhol Um Quarto em Roma (Habitación en Roma), lançado em 2010, após, o brasileiro Flores Raras lançado em 2013 e por último o francês Azul é a cor mais quente (La vie d'Adèlle) também lançado em 2013. Houve a escolha das cenas que retratavam o relacionamento homossexual feminino. Após, com as cenas escolhidas, foi realizado a decupagem das cenas. Com as informações obtidas foram analisados diferentes aspectos encontrados nas cenas, como o uso das cores, a construção das personagens, como era o relacionamento delas com suas parceiras, famílias e quando fosse representado, seus amigos. Com os dados coletados, abordamos como a homossexualidade feminina é retratada pelo cinema e se há ou não o uso de algum estereótipo na construção do enredo, obtendo dados que apontam a falta de mulheres em cargos de direção em obras cinematográficas, ainda há alguns preconceitos no momento de retratar a personagem homossexual, porém, há a abordagem que envolve os relacionamentos homossexuais como sendo muito parecido com os relacionamentos heterossexuais, tendo seus inícios, conturbados ou não, seus desenvolvimentos e podendo ter ou não seus finais, movidos por conflitos pessoais ou até mesmo traições. 

Biografia do Autor

Luis Gustavo da Conceição Galego, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor Associado, na UFTM, Departamento de Ciências Biológicas (ICENE), responsável pelas disciplinas de "Princípios Evolutivos", "Evolução", "História da Ciência e da Biologia", "Cinema e Educação", "Estudo e Desenvolvimento de Projetos I", "Estudo e Desenvolvimento de Projetos II", "Evolução Humana"

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-19