ESTRADAS E ESPINHAS DE PEIXE: O DESENVOLVIMENTISMO NA AMAZÔNIA PARAENSE A PARTIR DO FILME “BYE BYE BRASIL” DE CACÁ DIEGUES (1979-1980)

Autores

Resumo

No final da década de 1970, o cineasta Carlos Diegues gravou em algumas cidades da Amazônia brasileira o filme “Bye Bye Brasil”. A região que desde a década de 1960 passava por transformações socioeconômicas causadas por uma intervenção desenvolvimentista da administração federal, foi no filme o cenário para a trajetória dos artistas mambembes da Caravana “Rolidei”. O objetivo deste artigo consiste em compreender quais teriam sido as mudanças culturais na Amazônia apresentadas pelo filme com a chegada da Caravana à Rodovia Transamazônica e às cidades de Altamira e Belém. A análise do filme considerou sua narrativa, bem como seu processo de produção e repercussão na imprensa. Verificou-se um processo de mudança na paisagem e no modo de vida da população nativa, por conta da chegada em massa de pessoas de outras partes do país em busca de melhoria de vida.

Biografia do Autor

João Victor Silva Costa, Universidade Federal do Pará

Granduando do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pará, com interesses nos diálogos de História e Cinema.

Downloads

Publicado

2021-07-03