PSICOSE DE HITCHCOCK E SEUS ASPECTOS OPERATIVOS MODELARES

Autores

  • Ricardo Di Carlo Ferreira Universidade Estadual do Paraná
  • Marcelo Augusto Toigo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

Resumo

Algumas obras cinematográficas mediante o seu indubitável sucesso passam ostensivamente por novos prismas de análise via esforços revisionistas. Esse processo de retroalimentação discursiva/teórica – a retransmissibilidade dos escritos sobre as artes -, se dá ante a sapiência de que as camadas de entedimento sobre os tópicos de uma pesquisa são inesgotáveis. Nessa tessitura, notavelmente, uma das obras mais celebradas na história é o filme Psicose (Psycho, 1960) de Alfred Hitchcock. Destarte, este estudo tenciona prover uma análise crítica acerca das estratégias desdobradas pelo cineasta, o afamado mestre do suspense, durante os processos de realização e divulgação do filme. Todas elas, meticulosamente idealizadas pelo próprio realizador foram fundamentais para que a obra se tornasse um sucesso de bilheteria, inscrevendo-se como um dos ícones do cinema mundial, galgando múltiplas janelas de exibição. Logo, por meio da metodologia de revisão bibliográfica, buscou-se identificar as principais ações estratégicas de Hitchcock, atendo-se aos aspectos de sua realização que estatuiram o seu caráter modelar operativo: ações de inovação e marketing.

Biografia do Autor

Ricardo Di Carlo Ferreira, Universidade Estadual do Paraná

Mestrando em Cinema e Artes do Vídeo, pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes, pela UNINTER. Graduado em Teatro, também, pela UNESPAR. Membro do Grupo de Pesquisa Eikos: imagem e experiência estética (UNESPAR/PPG-CINEAV/CNPq). Bolsista pela Fundação Araucária. Ator e realizador em teatro, cinema e vídeo. E-mail: ricodicarlo@gmail.com 

Marcelo Augusto Toigo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

Mestrando em Cinema e Artes do Vídeo, pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Especialista em Cinema com ênfase em Produção, também pela UNESPAR. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UniBrasil. Membro do Grupo de Pesquisa Kinedária: arte, poética, cinema, vídeo (UNESPAR/PPG-CINEAV/CNPq).  Realizador em cinema, audiovisual e videoclipe. E-mail: marcelotoigo@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-04-01