O CONCEITO DE “CICLO REGIONAL” EM JEAN-CLAUDE BERNARDET: CONTRADIÇÕES CONCEITUAIS OU O EXIBIDOR COMO VILÃO DO CINEMA BRASILEIRO?

Autores

  • Jailson Dias Carvalho Professor de História da rede estadual de ensino de Uberlândia.

Resumo

Jean-Claude Bernardet evidenciou-se, na metade dos anos 1990, como o principal crítico do conceito de “ciclo regional”. Contudo, tal autor não conseguiu esquivar-se do apelo que a ele foi endereçado pela produção, sobretudo, remetido pelos “ciclos regionais” de películas que irromperam pelo país em diferentes épocas e cidades. O conceito de “ciclo regional” do cinema brasileiro foi rechaçado por Jean-Claude Bernardet na obra Historiografia clássica do cinema brasileiro, e a ele foram opostas as “linhas de coerência” estabelecidas pelo cineasta Carlos Diegues. O seu exame denota as imperfeições conceituais e uma visão estreita do seguimento exibidor, considerando-o vilão do cinema brasileiro.

Biografia do Autor

Jailson Dias Carvalho, Professor de História da rede estadual de ensino de Uberlândia.

Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia e professor da rede estadual de ensino de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2021-04-01