DELIBERAÇÕES SOBRE A ESTÉTICA E NARRATIVA CRIADAS PARA A REPRESENTAÇÃO DA IMORTALIDADE EM AD VITAM (2018)

Autores

  • Paula David Rodrigues Universidade Tuiuti do Paraná.

Resumo

RESUMO

                                                              

O tema escolhido foi a representação da imortalidade no cinema e audiovisual. Durante a seleção de filmes e séries abordando o fenômeno, observou-se que a imortalidade foi frequentemente associada a eventos sobrenaturais, para a delimitação optou-se por obras que fugissem desse escopo. Assim, elegeu-se como objeto de estudo a série francesa do gênero sci-fi thriller, Ad Vitam (2018) criada por Thomas Cailley e co-roteirizada por Sébastien Mounier. O problema que originou a pesquisa surgiu da necessidade de ilustrar e debater: como a série lidou estética e narrativamente com as consequências e conflitos gerados pela imortalidade? Os objetivos foram identificar qual signo foi usado para representar a imortalidade e quais metáforas seu uso estabelece com o enredo. Adotou-se a pesquisa confirmatória como metodologia para levantar dados capazes de responder ao problema e aos objetivos. A criação deste artigo justifica-se, pois, além de pertinente a senda proposta, é fundamentado em teorias do cinema apresentando ainda como diferencial o fato de se tratar da primeira análise acadêmica sobre a obra. Dividida em cinco partes, o início contém a introdução. O segundo fragmento sinaliza quais obras retratando a imortalidade foram cogitadas antes da seleção do objeto de estudo. Posteriormente, aspectos visuais-narrativos foram pormenorizados nas terceira e quarta partes. A última, contém as considerações finais, principais resultados obtidos e reflexões.

 

Palavras-chave: Ad Vitam; narrative; estética; narrativa; imortalidade; regeneração.

Biografia do Autor

Paula David Rodrigues, Universidade Tuiuti do Paraná.

Semióloga, comunicóloga e escritora Paula David Hochscheidt, a.k.a. Mitzi (nickname), ou Paula David Rodrigues (married name), desde 2019 é mestranda-bolsista da CAPES na Linha de Pesquisa e Estudos em Cinema e Audiovisuais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP) e membro do Grupo internacional de Pesquisa - Comunicação, Imagem e Contemporaneidade (GP-CIC/UTP).

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Publicado

2021-04-01