ELEMENTOS DO MEDO: J-HORROR, A NOVÍSSIMA ESCOLA ORIENTAL DE CINEMA

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Resumo

A definição do gênero Horror no cinema, suas principais ramificações e classificações. Entre estas, a Novíssima Escola Oriental de Cinema (“J-Horror”, segundo rotulagem popular de acordo com Laura Cánepa) é decupada, afim de identificar os elementos da cultura oriental que mais frequentemente geram o efeito psicológico – e físico – do horror, nas plateias dos cinemas. Para esta pesquisa em particular, as cenas relevantes de Spirits - Sobrenatural (Oan Hon – Victor Vu – Vietnam-2004), são decupadas a seus elementos essenciais. O resultado é analisado e revelado: a temática principal (a interação entre o mundo espiritual e o mundo material); a palheta de cores do filme (tende a tons frios de verde e azul); cabelos (geralmente longos e negros); crianças (e/ou pessoas pálidas, aos farrapos ou com roupa hospitalar); água (em pequena ou grande quantidade); elevadores(!); e fotografias (digitais ou analógicas), são os elementos assustadores mais frequentemente presentes nos filmes J-Horror – façam eles parte essencial da história ou não. O suporte teórico de Laura Cánepa na definição do gênero Horror e a defesa estilística de Bordwell norteiam a pesquisa e, subconscientemente, a escolha do filme analisado.

Biografia do Autor

Wylkys Weinhardt Gonçalves, Universidade Tuiuti do Paraná

Profissional de RTVC - Produção Eletrônica; Bacharel em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR, turma 1995; Especialista em Planejamento de Comunicação Integrada pela OPET-PR, turma 2003; Mestrando em Cinema e Audiovisual pela UTP, em andamento. Professor de Produção em Cinema e TV.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

NOTAS E COMUNICAÇÕES