A UTILIZAÇÃO DO CINEMA SOB A LEITURA DA LEI 10.639/03

Autores

  • Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes Instituto Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0003-4925-9876
  • Thaís Vieira Silva de Souza Discente regular do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica, curso de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Linha de pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação Tecnológica e Mudanças Educacionais. http://orcid.org/0000-0002-8593-8668

Resumo

No presente artigo busca-se discorrer sobre a utilização do cinema enquanto recurso metodológico, oportunizando a prática de ensino, de modo, a contribuir para o ensino de diferentes temas em sala de aula, dentre eles a lei 10.639/03 que encontra resistência em diferentes aspectos educacionais e sociais por tratar da história e cultura afro-brasileira e africana. A utilização de filmes é um recurso metodológico comumente empregado em sala de aula, entretanto seu emprego se encontra condicionado a forma com que o professor o emprega de maneira a permitir com que os alunos adentrem na realidade proposta pelos realizadores considerando as peculiaridades de sua aplicação. Refletindo assim sobre o papel do imaginário do espectador, como também, dos significados presentes nas obras e de como as questões socioculturais e as relações raciais se refletem nas telas em um país onde a diversidade apesar de existente ainda é desconsiderada no que se concerne a representação e a forma como estas são interpretadas pelos seus espectadores.

Biografia do Autor

Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Filosofia (UFRJ)

Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

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Publicado

2021-01-01