PERSPECTIVAS DE PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL: O CASO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

Autores

  • Fabiana Oliveira Ferreira Universidade de Brasília
  • Ana Abreu Gomes Universidade de Brasília

Resumo

O objetivo desse artigo é identificar iniciativas de preservação do audiovisual brasileiro nas décadas de 1930 e 1960. O tema da preservação do audiovisual não é recorrente nos estudos sobre cinema no Brasil para esse período. A metodologia utilizada foi a de revisão de literatura e análise documental procurando identificar agentes e agências que se dedicaram, mesmo que tangencialmente, a debater o tema ao longo do recorte temporal proposto. A pesquisa demonstrou que o tema da preservação audiovisual naquelas décadas foi tratado por agentes e agências existentes na cidade de São Paulo em detrimento de uma política nacional de preservação para o setor.

Biografia do Autor

Fabiana Oliveira Ferreira, Universidade de Brasília

Mestrado em Ciência da Informação pelo curso de Museologia - UnB; Bacharel em Comunicação Social com habilitação Jornalismo  - IESB – Brasília, DF-  2005.; Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda - Universidade de Brasília – Brasília, DF - 1995;Certificado em Produção em Cinema 16mm – New York University – New York, EUA - 1996; Certificado em Produção em Vídeo Digital – New York University – New York, EUA - 1997;Servidora Federal do  – Instituto Brasileiro de Museus, atuou como Assessora de imprensa (2012-2013) e hoje é Assessora Internacional trabalhando com elaboração de projetos de cooperação e convênios internacionais no setor museus para intercâmbio de profissionais e realização de eventos; assessora o Presidente da instituição em reuniões internacionais; articulação com organismos internacionais e países para colaboração no campo museal.

Ana Abreu Gomes, Universidade de Brasília

Doutorado em História pela Universidade de Brasília, Brasil(2008)
Professor Adjunto IV da Universidade de Brasília , Brasil

Downloads

Publicado

2020-08-31