STALKER, A ZONA ONÍRICA METAFÍSICA DE TARKOVSKY

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Resumo

Por intermédio de um estudo qualitativo realizado mediante variadas fontes, escritas e audiovisuais, pesquisou-se o cinema autoral de AndreiArsenyevich Tarkovsky, cineasta soviético de origem russa que, com seu cinema pessoal, subverteu métodos da indústria cinematográfica, tendo criado trabalhos que ainda hoje provocam no espectador diversos sentimentos, misturando os efeitos dos gêneros cinematográficos sobre o público. O artigo faz a análise fílmica de Stalker e se subdivide da seguinte forma: ao início faz uma abordagem sobre as características do cinema de autor, um rápido panorama sobre Tarkovsky e sobre o que é o gênero no cinema. Segue a abordagem sobre o drama na visão tarkovskyana e o papel do cinema como arte, como um agente transformador da visão de mundo do espectador. Por fim, e também ao longo do texto, a análise fílmica propriamente dita de Stalker, que em 2019 completa quarenta anos de seu lançamento, talvez o filme mais metafísico de Tarkovsky.

 

Biografia do Autor

Raphael Dorsa Neto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (1997) com especialização em Gestão Pública pela UPIS, Assessoria em Comunicação Pública pelo IESB e, Produção Audiovisual pela Estácio. Analista da carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em C&T com passagem pela Coordenação de Comunicação Social do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, atualmente serve na Coordenação do Programa de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais COCHS/Área de Comunicação e Artes do CNPq, com suporte ao Comitê de Assessoramento em Artes e Comunicação do CNPq (CA-AC), elaborando notas técnicas e pareceres, enveredando pela arte do cinema com produções independentes e, também, financiadas pelo Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal - FAC-DF.

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Publicado

2020-08-31