DOS FREAK SHOWS AO PRIMEIRO CINEMA: OS MONSTROS INVADEM A TELA

Autores

  • Isis Müller Krambeck Universidade Estadual do Parana (UNESPAR)

Resumo

O objetivo principal deste artigo é, de forma sucinta, relacionar historicamente a figura do “monstro” que realizava performances em freak shows ocidentais, com a indústria cinematográfica do primeiro cinema, no começo do século XX. Buscaremos assim, com o auxílio de trabalhos dos pesquisadores Flávia Cesarino Costa e Jean-Jacques Courtine mostrar como esse “monstro” deixa os palcos, para ser readaptado nas telas cinematográficas. Desta forma, segundo pesquisadores, corpos não normativos que antes eram expostos em apresentações, passam a ter sua representação na gênese desse cinema, que comercializa a imagem desse corpo bizarro e lucrativo.

Biografia do Autor

Isis Müller Krambeck, Universidade Estadual do Parana (UNESPAR)

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Especialista em Metodologia do Ensino de História e Educação Inclusiva. Licenciada em História. Membro do Grupo de Pesquisa Cinema: Criação e reflexão (CINECRIARE / PPGCINEAV). As atuais pesquisas tratam da questão da monstruosidade, dos Freak Shows e de como o meio audiovisual se apropria destes. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2020-04-29