VÍDEO PARTICIPATIVO E EDUCOMUNICAÇÃO: O VÍDEO PARTICIPATIVO COMO UM PROCESSO EDUCOMUNICATIVO

Autores

Resumo

Desde o surgimento do cinema no final do século XIX, diversos estudos buscam observar as contribuições que as produções audiovisuais podem proporcionar para a construção do pensamento crítico do sujeito. Partindo desta premissa, a Educomunicação surge como um processo que impulsiona a reflexão e ação por parte da sociedade, a fim de promover a democracia, a cidadania e a participação social. Ainda sob essa perspectiva, o Vídeo Participativo (VP) utiliza-se de técnicas cinematográficas para engajar e motivar uma determinada comunidade a solucionarem coletivamente problemas presentes no cotidiano. Dada a falta de fundamentação teórica que apoie o uso do VP, observamos que este pode ser considerado um processo educomunicativo que ocorre quando se é possibilitado a comunidade a capacidade de diálogo e ação

Biografia do Autor

Iury Matheus Costa Silva, Universidade Federal da Paraíba - Centro de Informática

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e bacharel em Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Lílian das Mercês Salvador, Universidade Federal da Paraíba - Centro de Informática

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e bacharela em Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Downloads

Publicado

2020-04-29