A INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA QUANTO À FORMA E O CONTEÚDO: RELAÇÕES ENTRE CENAS PRESENTES EM ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DO HOMEM-ARANHA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOLO DO HÉROI

Autores

  • Adolf Nascimento Bezerra da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Inês Regina Barbosa de Argôlo Universidade Federal do Vale do São Francisco http://orcid.org/0000-0001-5974-4889

Resumo

Esse artigo objetivou compreender o motivo dos diretores dos filmes live-action do Homem-Aranha recorrerem aos quadrinhos solo do Homem-Aranha para recriar nas películas de 2002 a 2017 algumas sequências de cenas com alto nível de semelhança, como também descobrir e analisar os elementos que tornam essas cenas parecidas, tanto em relação à forma, quanto à função. Para tanto, usou-se como metodologia a abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. Filmes e quadrinhos compartilham diversos aspectos, contudo, não são tantos os estudos que aproximam as duas mídias, por isso esse artigo pode contribuir para diminuir um pouco dessa lacuna.

Biografia do Autor

Adolf Nascimento Bezerra da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Licenciado em Artes Visuais pela UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco).

Inês Regina Barbosa de Argôlo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Colegiado de Artes Visuais. Doutoranda em Média-Arte Digital (UAB-PT); Mestra em Artes pelo programa de pós-graduação Prof-Artes pela- UFBa/UDESC (2016); Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu (2015); Especialista em Arte e Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília - UNB (2006); graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia - UFBa (2003), Licenciada em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia - UFBa (2006) e graduada em Desenho Industrial pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2009). Atua profissionalmente como professora, possuindo experiência no Nível Superior, cursos profissionalizantes e em escolas da Educação Básica, além da Educação Não formal.

Downloads

Publicado

2020-04-29