A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

  • Gabriela Andrietta Instituto de Artes da Unesp/SP

Resumo

Este trabalho retoma o período que circunscreve desde a época de domínio do mercado cinematográfico americano pela França até o momento em que os Estados Unidos passaram a liderar o mercado francês - que, por sua vez, passou a estabelecer medidas de proteção ao setor. Após esse período de liderança da empresa francesa Pathé, que se deu entre os anos 1905 a 1908, a expansão de Hollywood nos mercados mundiais ocorreu em virtude de ações estratégicas do governo americano e das empresas de produção, distribuição e exibição, para a racionalização da indústria cinematográfica e manutenção da hegemonia americana. Apesar da utilização dessas práticas protecionistas, os Estados Unidos adotaram a defesa das práticas de livre mercado para os bens culturais quando o governo francês reagiu à entrada de filmes americanos em seu mercado, no início da década de 1920.

Biografia do Autor

Gabriela Andrietta, Instituto de Artes da Unesp/SP

Possui graduação em Relações Internacionais - Faculdades de Campinas (2012). Mestre no programa de pós-graduação em Estudos Culturais da EACH - USP. Doutorado em Artes da Unesp/SP em andamento. Pesquisa políticas culturais para a exibição e cinema no Brasil.

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Publicado

2019-08-27