HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO: USO DA TÉCNICA E ESTÉTICA

Autores

  • Luiz Antonio Dias Borges Trabalho: Escola Estadual Prof. Ana Júlia de Carvalho Mousinho. Professor de Artes (ensino médio) e Tecnologia: Desenho Animado em 2D e 3D (Programa Ensino Médio Inovador). Estudo: UFRN: Mestrando em Artes UFRN: Especialista em Cinema. UGF: Mestre em ciências da Educação. UFRN: Graducação em Artes Visuais. http://orcid.org/0000-0002-8260-5614

Resumo

Este texto almeja situar historicamente o desenho animado e nela, as possibilidades técnicas utilizadas, desde as primeiras tentativas e, dentro dessas técnicas, as possibilidades estéticas dentro de cada período, direcionando a escrita em nível histórico-internacional ao redor do globo, mas dando maior ênfase a França em primeiro Lugar e aos Estados Unidos, mas também ampliando a pesquisa, principalmente bibliográfica para países da África e Ásia. Para tanto utilizarei autores voltados para a produção de animação e historiadores como Cavalier (2011), Lucena Júnior (2013), Toledo (2005), Bendazzi (2016), que discutem a historicidade, técnica e estética na animação, além de outros autores que serão citados neste trabalho, necessários para uma melhor compreensão do que aqui será posto.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Dias Borges, Trabalho: Escola Estadual Prof. Ana Júlia de Carvalho Mousinho. Professor de Artes (ensino médio) e Tecnologia: Desenho Animado em 2D e 3D (Programa Ensino Médio Inovador). Estudo: UFRN: Mestrando em Artes UFRN: Especialista em Cinema. UGF: Mestre em ciências da Educação. UFRN: Graducação em Artes Visuais.

UFRN: Mestrando em Artes (2018-)

UFRN: Especialista em Cinema (2017)

UGF: Mestre em Ciências da Educação. (2013)

UFRN: Graducação em Artes Visuais. (1999)

Downloads

Publicado

2019-04-23