ZÉ DO CAIXÃO: HORROR CAIPIRA, NOTAS SOBRE CULTURA POPULAR E SURREALISMO

Autores

  • Ana Carolina Acom Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) http://orcid.org/0000-0002-7106-0401
  • Denise Rosana da Silva Moraes Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Resumo

Este artigo é um estudo sobre o personagem Zé do Caixão, criado por José Mojica Marins. Investiga-se como seu personagem teria traduzido o imaginário de medos e crenças tipicamente nacionais. O estudo parte de conceitos sobre cultura, vinculado a autores como Raymond Williams e Michel de Certeau, para pensarmos de que forma o imaginário popular e a própria cultura são transpostos nas criações de Mojica. A leitura cinematográfica, perpassa pelo conceito de imagem-sonho citado por Gilles Deleuze, e associado ao surrealismo no cinema. 

Biografia do Autor

Ana Carolina Acom, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Pesquisa - Filosofias da Diferença e Educação, Graduada em Filosofia também pela UFRGS, e Especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENAC-RS. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPQ): História da Arte e Cultura de Moda (UFRGS)

Denise Rosana da Silva Moraes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação pela UEM. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Coordenadora e Docente no Programa de Mestrado e Doutorado  em Sociedade, Cultura e Fronteiras (PPGSCF) da mesma instituição. 

Downloads

Publicado

2019-01-11