REPRESENTAÇÃO DO GORDO NO CINEMA NACIONAL: ANÁLISE DE PAPÉIS DE ATORES COM SOBREPESO E OBESIDADE NAS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS BRASILEIRAS DE MAIOR BILHETERIA

Autores

  • João Henriques de Sousa Júnior Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Apesar de, na Antiguidade, ser visto como sinônimo de beleza e saúde, atualmente o corpo gordo é visto com preconceito e está relacionado a diversos estigmas sociais. O cinema, assim como outras mídias, auxilia na promoção dos debates sociais e no emprego de significação do papel do indivíduo na sociedade. Este estudo pretende abordar o papel do gordo no cinema, partindo de um estudo da representação dos atores gordos em produções cinematográficas brasileiras. Para tanto, este artigo os papéis representados por atores gordos dentre os dez filmes de maior bilheteria na história do cinema nacional. Os resultados apontam que os personagens gordos continuam sendo papéis de destaque no gênero de comédia e papéis secundários e sem muita importância nos demais gêneros.

Biografia do Autor

João Henriques de Sousa Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Administração (UFSC), Mestre em Administração (UFPE), Especialista em Gestão Pública (IFPE), Bacharel em Administração (UFPE).

Downloads

Publicado

2019-01-11