A METAFICÇÃO COMO SUBVERSÃO A IMPOSIÇÕES POLÍTICAS EM TÁXI TEERÃ, DE JAFAR PANAHI

Autores

  • Bernardo Luiz Antunes Soares Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a discussão do uso da metaficção no filme Táxi Teerã, de Jafar Panahi. Nele observamos como a metaficção é um instrumento de empoderamento do seu cineasta, que se encontra em situação legal extremamente delicada em seu país, para criticar o contexto político do Irã e, de forma geral, em problematizar questões a respeito do realismo da imagem cinematográfica e a postura do espectador perante ela. Utilizamos como aporte teórico os textos sobre metaficção de Patricia Waugh, Robert Stam, Linda Hutcheon e Gustavo Bernardo, assim como as discussões de Bill Nichols e André Bazin sobre documentário e realismo. O artigo contribui não apenas para discussões sobre metaficção e cinema iraniano, como também para aquelas que envolvem censura, liberdade de expressão e repressão política nas artes.

Biografia do Autor

Bernardo Luiz Antunes Soares, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Letras Inglês pelas Universidade Federal da Paraíba, atual mestrando no Departamento de Letras, empreende estudos na área de adaptação de obras literárias para o cinema.

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Publicado

2018-09-03