FILMOLOGIA DO TESTEMUNHO: UMA ANÁLISE DA PELÍCULA SORSTALANSÁG (“MARCAS DA GUERRA”) SOB A PERSPECTIVA EXISTENCIALISTA DE VIKTOR FRANKL.

Autores

  • Leticia Rossi Feliciano Brigagão Centro Universitário Claretiano

Resumo

Este artigo pretende explicitar o fenômeno do sofrimento ocorrido nos campos de concentração nazistas, sintetizado no filme húngaro Sorstalanság, de Lajos Koltai. Tem como objetivo relacionar o conteúdo da película, a dor do protagonista judeu e os conceitos filosóficos formulados por Viktor Frankl, através do uso de uma metodologia de confronto: da história presente no vídeo, da narrativa contida no livro Sem destino, de Imre Kertész, e dos pensamentos de Viktor Frankl sobre o sentido da vida e a angústia impingida aos judeus, naquelas áreas. Tenciona identificar, por fim, que é possível conseguir a sobrevivência em situações hostis e de grande tormento, se houver uma motivação suprarrelevante, ou seja, algo que transcenda a agonia do sujeito e promova a significância existencial. 

Biografia do Autor

Leticia Rossi Feliciano Brigagão, Centro Universitário Claretiano

Possui graduação em Direito pela Universidade José do Rosário Vellano (2000). Atualmente é Oficiala de Apoio Judicial D efetiva - Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito de Família e Sucessões, Infância e Juventude e Direito Criminal. Concluiu Pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho(2012) e Filosofia e Ensino da Filosofia(2013), pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais-SP. É ainda especialista em Direito Penal pela Faculdade Internacional Signorelli(20016) e em Filosofia e Teoria do Direito(2017)(PUC-Minas). Atualmente faz graduação em Filosofia - Bacharelado(Centro Universitário Claretiano de Batatais)(2017); especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio(UFSJ - 2017), bem como pós-graduação em Design Instrucional pela Universidade de Federal de Itajubá-MG(2017)

Downloads

Publicado

2018-09-03