SEGUNDA PELE: UMA ANÁLISE DO FIGURINO DO FILME PSICOSE, DE ALFRED HITCHCOCK

Autores

  • Alexandre Rodrigues da Costa Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Bárbara de Souza Mandarano Possui graduação em Moda e Design pela Fundação de Ensino Superior de Passos-FESP (2010). Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Passos-UEMG (desde 2016); aluna especial do Programa de Pós Graduação em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir sobre a importância do figurino no cinema, ao analisar como ele é usado na construção dos personagens e da narrativa cinematográfica. Nesse sentido, nos deteremos no filme Psicose (1960), do cineasta britânico Alfred Hitchcock, e a partir da análise de seu vestuário, objetivamos aproximar os campos da moda e do cinema, para perceber como é possível estabelecer conexões estéticas entre eles.

Biografia do Autor

Alexandre Rodrigues da Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor Doutor das disiciplinas de História da Arte, Teoria e Crítica de Arte, do departamento de Disciplinas Teóricas e Psicopedagógicas, da Escola Guignard (Universidade do Estado de Minas Gerais).

Bárbara de Souza Mandarano, Possui graduação em Moda e Design pela Fundação de Ensino Superior de Passos-FESP (2010). Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Passos-UEMG (desde 2016); aluna especial do Programa de Pós Graduação em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Pesquisadora inclusa no grupo de pesquisa Teorias e práticas artísticas.

Downloads

Publicado

2018-05-23