IMAGENS SONORAS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE A CANÇÃO DE LISBOA

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor uma nova leitura do filme A Canção de Lisboa (1933) realizado por Cottinelli Telmo a partir da análise do papel da música e do som no filme. O estudo do filme teve por base um levantamento documental e um conjunto de visionamentos de uma cópia digital de acordo e do qual resultaram alguns instrumentos descritivos. Tendo em conta que se trata do primeiro filme sonoro inteiramente produzido em Portugal, a análise do filme de 1933 será precedida de uma primeira parte, de contextualização, em que são apresentadas algumas das possibilidades exploradas na transição do mudo para o sonoro em contexto nacional.

Biografia do Autor

Hugo Barreira, Faculdade de Letras da Universidade do Porto | CITCEM

Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Investigador do CITCEM-FLUP (Centro de Investigação Transdisciplinar, Cultura, Espaço e Memória).

Doutor em História da Arte Portuguesa.

Áreas de investigação: cultura visual; imagem em movimento; história da arte e da arquitetura da época contemporânea.

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Publicado

2018-01-08

Edição

Seção

Dossiê "90 Anos do Filme Musical"