MOULIN ROUGE: UM ENSAIO SOBRE A ESTÉTICA E CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOS SUJEITOS

Autores

  • Marino Albrecht Junior Universidade Feevale
  • Éderson de Oliveira Cabral Universidade Feevale
  • Marinês Andrea Kunz Universidade Feevale

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise dos aspectos estéticos e das identidades dos sujeitos na narrativa fílmica Moulin Rouge: amor em vermelho. Para a esfera fílmica, foram utilizadas obras de Jacques Aumont (1995), Raymond Bellour (1979), Marcel Martin (2011), Christian Metz (2014) e Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (2012) como aporte teórico e, para o âmbito das identidades, foram utilizadas as obras de Homi Bhabha (1998) e Stuart Hall (2006). Este trabalho é uma pesquisa descritiva e o método de abordagem utilizado é o indutivo. A análise desses aspectos resulta na evidência de inúmeras referências e recursos utilizados com a finalidade de gerar efeitos de sentido na narrativa fílmica, além de mostrar não somente as dramáticas identitárias, os ideais almejados e defendidos, como o hibridismo cultural das personagens da obra.

Biografia do Autor

Marino Albrecht Junior, Universidade Feevale

Mestrando em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale).

Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Negócios Internacionais (Universidade Feevale).

Empresário do ramo de Comércio Exterior e cinéfilo, com uma coleção de mais de 5000 filmes.

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Publicado

2018-01-08

Edição

Seção

Dossiê "90 Anos do Filme Musical"