OS DISPOSITIVOS METAFICIONAIS E A IMBRICAÇÃO DE FORMA E CONTEÚDO EM O ARTISTA

Autores

  • Rayssa Mykelly de Medeiros Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Luiz Antonio Mousinho Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O filme francês O artista, lançado em 2011, rodado em preto e branco e mudo, utiliza de elementos de uma técnica do passado para contar uma história do cinema do passado. Com esse texto procuramos entender como a utilização dessas técnicas constituíram um certo grau de novidade estética, reforçado pelo caráter metaficcional da película. O longa dirigido por Michel Hazanavicius promove um jogo de esconde e mostra que vai desvelando sentidos e mostrando uma imbricação de forma e conteúdo promovida pelos recursos metaficcionais, autorreflexivos, contidos no filme. Com esse trabalho procuramos ir percebendo onde e como o processo produtivo do filme se dá a ver.

Biografia do Autor

Rayssa Mykelly de Medeiros Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Letras pelo PPGL - UFPB, mestre em Letras pela mesma instituição, graduada em Jornalismo também pela UFPB. Pesquisa ficção audiovisual e sociedade.

Luiz Antonio Mousinho, Universidade Federal da Paraíba

Luiz Antonio Mousinho é Graduado em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1988), mestre em Letras pela mesma instituição (1994) e doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003). Professor associado II da UFPB – Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – Paraíba – Brasil

Downloads

Publicado

2018-01-08