CINECLUBE, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: O FILME COMO FATOR DE EDUCAÇÃO DO PENSAMENTO

Autores

  • Alexandre Matias Silva GECEF-Claretiano Centro Universitário
  • Danilo Rocha GECEF-Claretiano Centro Universitário

Resumo

Resumo: O presente artigo inicialmente investiga a possível imbricação entre educação, filosofia e cinema. Para tanto procura relacionar educação e filosofia, bem como filosofia e cinema. Assim, após esse percurso, o objetivo se volta para melhor compreensão dos cineclubes aliado a filosofia como referencial teórico dentro do contexto escolar, como alternativa e recurso destinado aos alunos e seu processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Educação, filosofia e cinema.

Biografia do Autor

Alexandre Matias Silva, GECEF-Claretiano Centro Universitário

[1] Possui graduação em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul (1998) e mestrado em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2014). Atualmente é consultor jurídico do CENTRO DE ORIENTAÇÃO FISCAL e professor na Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade - SP. Possui experiência na docência no ensino superior nas áreas de ciências sociais e humanas . Atualmente é também membro pesquisador do grupo de estudos sobre cinema e ensino de filosofia (GECEF-CEUCLAR) e desenvolve estudos e atividades no campo da ética (filosofia) e direitos humanos (junto ao terceiro setor).

Danilo Rocha, GECEF-Claretiano Centro Universitário

Possui graduação em Nutrição e Pós-Graduação em Nutrição Clínica. É graduando em Filosofia pelo Claretiano Centro Universitário e membro pesquisador do Grupo de Estudos sobre Cinema e Ensino de Filosofia (GECEF-CEUCLAR).

Downloads

Publicado

2017-06-23

Edição

Seção

DOSSIÊ CINEMA E FILOSOFIA - ARTIGOS