DESVELANDO OS SABERES NA PRODUÇÃO FÍLMICA DE SUZANA AMARAL

Autores

  • Américo Galvão Neto Rede de Ensino Doctum, MG
  • Humberto Gomes Pereira Rede de Ensino Doctum
  • Flavia Amaral Rezende UNESP-Rio Claro FAAT-SP

Resumo

Resumo: Discute os principais filmes dirigidos pela cineasta Suzana Amaral: Hotel Atlântico, baseado na obra de João Gilberto Noll e A Hora da Estrela, uma obra de Clarisse Lispector na busca dos saberes imanente nas obras fílmicas. Aborda a possibilidade metafórica materializada na linguagem cinematográfica como decorrência “natural” da textualidade visual de Noll e de Lispector. Desvela um certo existencialismo a partir da dialética de forma e conteúdo de Hora da Estrela. Analisa o campo semântico que se assemelha à estrutura do símbolo Tao ou de um fractal, presente em Hotel Atlântico, potencializando seus significados e saberes. A partir da obra de arte fílmica coloca a direção de Suzana Amaral como representação de um certo conhecimento sensível.

Palavras chave: cinema, filosofia, imagem, hermenêutica, Suzana Amaral.

Biografia do Autor

Américo Galvão Neto, Rede de Ensino Doctum, MG

Graduado em Psicologia pelo CES –JF. Especialista em Gestão Ambiental pela UFJF. Mestre em Educação pelo CES-JF e doutorando em Gestão na UTAD - Portugal. Professor da Rede de Ensino Doctum, MG.

Humberto Gomes Pereira, Rede de Ensino Doctum

Bacharel-licenciado em Filosofia pela PUC/MG. Especialista em Filosofia pela UFOP. Mestre em Letras pela UninCor. Professor das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni – Rede de Ensino Doctum

Flavia Amaral Rezende, UNESP-Rio Claro FAAT-SP

Bacharel em Jornalismo Cásper Libero,SP. Especialista em Jornalismo Científico, LabJor-UNICAMP. Mestre em Multimeios, UNICAMP. Doutora em Artes Visuais, UNICAMP. Pós Doutora em Educação Matemática, UNESP-Rio Claro, SP. Professora e pesquisadora de Antropologia da Imagem e Estética da Educação da FAAT-SP. Consultora para Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2017-06-23

Edição

Seção

DOSSIÊ CINEMA E FILOSOFIA - ARTIGOS