O ESPAÇO SONORO DO BLUES NO CINEMA

Autores

  • Daniel P. Carrijo Dória Universidade Federal do Paraná - PPGHIS

Resumo

Partindo da premissa de que a trilha sonora seria uma instância discursiva dotada de potencialidades que agregam valor semântico à obra cinematográfica, esta comunicação pretende analisar algumas construções de sentido narrativo em certas obras a partir do espaço sonoro que as mesmas estabelecem comparando tratamento empreendido em dois filmes já analisados anteriormente nessa pesquisa: Cadillac Records (2008) e Honeydripper (2007). O objetivo é analisar a construção de sentido e de territorialização sonora nos dois filmes que caracterizam as duas regiões mais comumente associadas à gênese e desenvolvimento do blues estadunidense: o delta do rio Mississippi e a cidade nortista de Chicago, contrastadas a partir do tratamento sonoro e musical.

Palavras-chave: blues, soundscape, lugar de memória, territorialização, autenticidade.

Biografia do Autor

Daniel P. Carrijo Dória, Universidade Federal do Paraná - PPGHIS

Mestre em História e doutorando pelo programa de pós-graduação da UFPR. Debruça-se sobre os estudos acerca das narrativas fílmicas da história do gênero musical blues no cinema do século XXI com especial atenção ao trato da banda sonora para a construção de sentido, historicização e territorialização das representações audiovisuais.

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Publicado

2017-06-23