ZÉ TRINDADE, O BAIANINHO MALANDRO: ANOTAÇÕES DE UM PERCURSO

Autores

  • Júlio César Lobo Professor-associado IV da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia

Resumo

RESUMO. O objetivo desse texto é analisar um conjunto de comedias românticas musicadas protagonizadas pelo comediante baiano Zé Trindade (1915-1990) em que se destaca a sua composição do tipo malandro, tal como se vira no teatro de revista do século XIX e como foi marcada por décadas de músicas populares brasileiras, a saber: a flexibilidade moral,  a baixa periculosidade, a maleabilidade de composição, a tendência a sair vitorioso, independente dos métodos utilizados, a postura pró-ativa na adversidade e a vocação para a transgressão motivada. Para isso, tomamos como amostra desse tipo os filmes O batedor de carteiras (1958), O camelô da rua Larga (1958), Massagista de madames (1959), Mulheres à vista (1959), Entrei de gaiato (1960), O viúvo alegre (1961).

 

Biografia do Autor

Júlio César Lobo, Professor-associado IV da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia

Doutor em Estética do Audiovisual pela Universidade de São Paulo.

Junior Visiting Scholar junto ao Instituto de Estudos Latinoamericanos (ILAS) da Universidade de Texas em Austin (2000-2001).

Autor de "Cinema e sociedade no Brasil: análise de mensagens. Salvador: EDUFBA, 2015.

Coautor de "Glauber,a conquista de um sonho: os anos verdes. Belo Horizonte: Dimensão, 1995.

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Publicado

2017-03-07