CINEMA, HOMOSSEXUALISMO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UNIVERSOS SIMBÓLICO E IDEOLÓGICO DO FILME “TATUAGEM” (HILTON LACERDA -2013, BRASIL)

Autores

  • Luiza Azevedo Universidade Federal de Amazonas (UFAM)

Resumo

Analisou-se a construção das representações sociais sobre o homossexualismo no filme brasileiro “Tatuagem” (Hilton Lacerda, 2013). Se fez uso de concepções tais como a injúria, a sujeitação, a invisibilidade, os preconceitos e a carga de estereótipos. Para tanto se utilizou cinco modos de operação da ideologia propostos por Thompson (2009): legitimação, dissimulação, unificação, fragmentação e reificação de maneira a realizar a análise do filme Tatuagem. Percebeu-se uma zona de conflitos e embate de forças de dois grupos sociais: um para impor seu poder através da censura e das armas; outro tentando dar sentido às suas ideias e suas performances para organizar sua vida social a partir da resistência, da ressignificação e da práxis da desordem.

Biografia do Autor

Luiza Azevedo, Universidade Federal de Amazonas (UFAM)

Professora Pos Doc do Departamento de Comunicacao Social

Universidade Federal de Amazonas (UFAM)

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Publicado

2016-12-20