DEADPOOL E A QUARTA PAREDE – UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE METALINGUAGEM

Autores

  • Clinton Davisson Fialho Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carlos Pernisa Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar os níveis diegéticos e a metaficção presentes na narrativa buscando observar como esses dois conceitos podem ser identificados na produção cinematográfica Deadpool. Verificamos que os níveis da narrativa e da metaficção se apresentam no filme, reforçando uma relação de cumplicidade entre o narrador/personagem e o espectador. Essa relação de metalinguagem e quebra da quarta parede já existia no personagem quando este habitava a história em quadrinhos e migrou com ele para o cinema. Avaliaremos também a influência que os fãs do personagem tiveram em sua transposição para o cinema. Entende-se como metaficção os elementos que de alguma forma reproduzem sua narrativa no interior da obra ficcional e, assim, mudam a relação do espectador com a obra. No presente artigo, buscaremos analisar as características da narrativa e da metalinguagem, enfocando os recursos de narrador e personagem, e a quebra da quarta parede estabelecendo uma relação diferenciada entre personagem e plateia.

Biografia do Autor

Clinton Davisson Fialho, Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Clinton Davisson Fiaho é jornalista graduado em comunicação na UFJF e tem pós-graduação latu-sensu em culturas africanas e indígenas pela FeMas de Macaé. Também é autor de dois romances de ficção científica e lançou duas coletâneas de contos.

Atualmente é mestrando em comunicação pela UFJF.

Carlos Pernisa Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995 e 2000) e estágio pós-doutoral em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Tecnologias da Informação e da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, jornalismo, tecnologias da informação e da comunicação, cinema e imagem.

Downloads

Publicado

2016-11-30