O OLHAR DE GODARD NA PINTURA E NO DOCUMENTÁRIO

Autores

  • Bruno Teixeira Chiarioni PUC-SP
  • Leda Tenório da Motta PUC-SP
  • Mariana Outeiro da Silveira PUC-SP

Resumo

Jean-Luc Godard, ao longo de sua carreira cinematográfica, sempre buscou inserir-se na tradição das rupturas, tecendo um movimento que lhe permitiu contestar os filmes consagrados da época e difundir uma nova tendência do cinema francês. Valorizando aspectos que lhe permitiram criar uma estética inovadora, a linguagem da pintura e do documentário agregam significados e intenções em suas histórias, apresentando um olhar órfico ao passado que evidencia a importância de tais narrativas no cinema. Para tanto, parte de sua filmografia, principalmente a obra Pierrot le Fou, será visitada pelas inúmeras intervenções da pintura na narrativa e a relação entre o cinema de Harun Farocki e o de Godard será considerada em seu aspecto de documentário.

Biografia do Autor

Bruno Teixeira Chiarioni, PUC-SP

Professor de Pós-graduação dos cursos de Produção Executiva e Gestão em TV e Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, na área de Narrativas da vida real e reportagens (2012). Cursou MBA em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). É graduado em Jornalismo pela Universidade São Judas (2004). Atualmente, é editor executivo do Conexão Repórter, do SBT. Já trabalhou nas principais redes de tevê do Brasil como Globo, Record, Bandeirantes, Rede TV! e no canal de esportes a cabo, ESPN Brasil. Integrante do Curso Abril de Jornalismo da Editora Abril, turma 2005, publicou em 2014, o livro Sublime Olhar: memória e experiência na narrativa do Profissão Repórter. Em 2010, dividiu a autoria com Márcio Kroehn, do livro-reportagem Onde o Esporte se Reinventa - Histórias e Bastidores dos 40 anos de Placar, pela Primavera Editorial. Possui experiências profissionais em edição de texto, reportagem, produção e apuração. Interesse pelas áreas de comunicação audiovisual, roteiro, teorias da comunicação, jornalismo impresso e telejornalismo.

Leda Tenório da Motta, PUC-SP

Pesquisador do CNPq Nível 1. Pesquisador associado ao Reseau International Roland Barthes. Membro do grupo de pesquisa em Humanidades e Mundo Contemporâneo à testa do projeto ?Aceleração do Tempo e Pós-Democracia- Violência e Comunicação? no Instituto de Estudos Avançados da USP. Possui graduação em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Semiologia Literária pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1978) e doutorado em Semiologia Literária pela Université de Paris VII (1983). Fez pós-doutorados na Université de Paris VII (1986-1988) e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995-1997), sobre Celine e Francis Ponge. Estudou com Roland Barthes, Gérard Genette e Julia Kristeva. É hoje professora do PEPGCS/PUC/SP, onde vem se dedicando aos objetos da comunicação, entendidos como fatos de linguagem e à psicanálise dos discursos midiáticos. Sob o amparo do CNPq,especializou-se nas relações de Lacan com as vanguardas.Realiza pesquisa sobre as relações entre as literaturas de vanguarda e as infopoéticas e hipertextos contemporâneos e sobre a questão dos paradigmas da crítica, inclusive, da crítIca cultural. Nesse âmbito, publicou um balanço internacional da obra de Haroldo de Campos e o primeiro estudo de fôlego sobre a obra de Roland Barthes a sair no Brasil. Dedica-se ultimamente às relações entre a revolução crítica dos Cahiers du Cinéma e a nouvelle critique.

Mariana Outeiro da Silveira, PUC-SP


Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2005). Concluiu o curso de pós-graduação Lato Sensu em Linguagens da Arte, no Centro Universitário Mariantonia da USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Língua Inglesa. Atualmente é aluna do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC e participante do grupo de pesquisa "Palavra e Imagem em Pensamento", também vinculado à PUC. Seu interesse acadêmico envolve fotografia, literatura e poéticas artísticas

Downloads

Publicado

2016-11-25