CINEMA, IMAGINÁRIO E IDENTIDADE: ANÁLISE DOS FILMES O EXERCÍCIO DO CAOS (2013) E MULEQUE TÉ DOIDO! (2014)

Autores

  • Andréia de Lima Silva Instituto Federal do Maranhão

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar, a partir de uma perspectiva do imaginário social, os filmes maranhenses O exercício do caos (2013), de Frederico Machado, e Muleque té doido! (2014), de Erlanes Duarte. A ideia é extrair da linguagem cinematográfica as representações e as mitologias a que ela remete a partir da ideia de imaginário apresentada por Espig (1998) e de representação discutida em Chartier (2011). Como resultado encontramos uma série de características culturais que dialogam com as narrativas do cinema produzidas em várias localidades do mundo.

Biografia do Autor

Andréia de Lima Silva, Instituto Federal do Maranhão

Andréia Lima é jornalista e assessora do IFMA. Atualmente faz mestrado em História na UFMA com a linha de pesquisa sobre "História e Cinema".

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Publicado

2016-11-21